terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Novos medos

Estou no 24o dia do ciclo. Como meus ciclos têm se mantido regulares, média de 26 dias, devo menstruar na sexta-feira ou no sábado (é o que indica o app). Isso significa que estou a poucos dias de dar início à preparação para mais uma FIV. Na prática, a quarta fertilização que vamos tentar. Porque, embora tenham sido somente duas implantações no ano passado, foram três internações para coleta de óvulos.

E dessa vez será tudo feito em um nova clínica, não sei se os procedimentos serão os mesmos, sequer conheço as instalações, pois a clínica é na Barra e o consultório é em Copacabana. Dessa vez, estou com novos medos, entre eles:


  • Zika. Estou com medo de ter tido zika assintomática há menos de 30 dias, de pegar zika durante o processo, que o Emanuel tenha tido zika, que ele pegue zika, que a zika seja transmissível pelo suor e saliva, que passar repelente de manhã não seja suficiente. Muito medo de zika. Se eu não tivesse baixa reserva ovariana, o médico indicaria adiar o processo por um ou até dois anos. Mas eu não tenho tempo a perder e não há garantia de que a situação estará melhor daqui a seis meses, por exemplo. 
  • A mudança de médico. Foram quase dois anos com o médico e a clínica anteriores. Embora estejamos certos dessa decisão, escolher um novo médico traz muitas inseguranças e incertezas. Será que estamos fazendo a melhor opção? 
  • Vou aguentar mais uma vez? Nem comecei a preparação e a ansiedade já está a mil. Já estou com medo de esquecer uma injeção, tomar uma dose errada, perder alguma data ou errar alguma contagem. 
  • Será que vou ter óvulos? Quão rápido pode estar evoluindo (na verdade, sendo gasta) a minha já baixa reserva? Passaram-se seis meses desde a última FIV. Será tempo suficiente para eu ter ainda menos óvulos do que antes? Me dá muito medo isso, porque dependendo da minha resposta a esse estímulo, pode ser um passo para a necessidade de ovodoação.
  • O negativo, claro. Mas esse é um medo já antigo, que me visita a cada mês nos últimos três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário