quinta-feira, 17 de março de 2016

Administrando frustrações

Quatorze dias depois, voltamos à clínica. E se já estava achando 14 dias muito, imagine 21. Pois o cisto diminuiu de 2,2 cm para 1,4 cm, o que é bastante, mas ainda pouco para dar início ao novo ciclo de estímulo. Então a médica que fez a ultra pediu que eu continuasse com o anticoncepcional (gestinol) por mais sete dias, que se completariam amanhã (sexta). Como o marido estava de folga hoje, acabamos retornando nesta quinta-feira, 20 dias após a primeira ultra.

Hoje o cisto apareceu com 0,92 cm. Com menos de 1 cm, já seria possível começar a medicação para estimular a ovulação. Não gostei muito da médica que fez a ultra hoje: além de ter dificuldade para achar meus ovários, não falou absolutamente nada e ficou fazendo comentários com uma jovem médica, residente ou aprendiz, ignorando a nossa presença na sala. Na outra clínica, esse processo era conduzido de uma forma mais adequada: o marido podia sentar ao meu lado e nós dois conseguíamos ver a tela, onde os médicos iam nos mostrando as imagens. Aqui, nenhum dos dois vê a tela e ninguém explica direito o que está sendo visto. Se eu não tivesse perguntado hoje se o cisto estava menor e se havia folículos nos ovários, a médica nada teria me dito. Mas enfim.

Ela nos encaminhou para o nosso médico, que hoje estava na clínica, e ele é simpático e sorridente, o que nos passa confiança. Explicou que o estímulo não podia ter início com o cisto grande porque este poderia secretar hormônios que impediriam o crescimento dos demais folículos. Hoje, então, já seria possível começar, já que o cisto estava com menos de 1 cm. Mas como nada pode ser simples, tenho uma viagem a trabalho agendada de 28 a 31 de março, dias em que teria que ir à clínica.

Então ele optou por manter a pílula anticoncepcional por mais 13 dias e por me prescrever testosterona em gel. Não há um consenso, mas há autores que defendem o uso de testosterona para mulheres com baixa resposta ovariana, uma vez que esse hormônio é encontrado em abundância em mulheres com ovários policísticos. Como já é sabido que minha resposta ovariana é péssima para a minha idade e como não poderia começar hoje a medicação, ele achou que valia a pena usar a testosterona até o dia 4 de abril, que é quando retornaremos para, aí sim, e se tudo tiver certo, começar mais um processo para a FIV. A expectativa é que o hormônio, usado antes do início do processo, estimule o ovário a produzir mais folículos.

A testosterona precisa ser feita em farmácia de manipulação e o gel deve ser passado na parte interna da coxa, o que achei bem curioso, mas também ótimo por não ser nem comprimido e nem injeção, já que virão muitas em breve.

Se não fosse pelo cisto, a essa altura eu já teria feito a punção e a implantação e estaria aguardando para fazer o beta. Gostaria muito, muito mesmo, de ter podido fazer o procedimento nas férias que tirei para isso: com calma, sem preocupação com trabalho, sem precisar dar desculpas e ficar preocupada com o que as pessoas estariam pensando. Mas, infelizmente, não foi possível. Mais uma frustração para administrar dentre tantas desde janeiro de 2013.




2 comentários:

  1. Q de tudo pra vc! Estou torcendo e te acompanhando por aqui. Gostei muito daquele teu texto de titulo: Vcs nao vao se animar? Reflete bem o q passamos...

    ResponderExcluir