terça-feira, 12 de julho de 2016

Maioria das mulheres que faz tratamento de fertilidade engravida dentro de cinco anos

Scientists
July Pluto/Dribbble

Eu assino vários alertas do Google sobre infertilidade e temas correlatos. Entre notícias como "Começa nessa terça-feira 7º curso de inseminação artificial em bovinos, em Palmas" e "Nasce primeiro pinguim do mundo concebido por inseminação artificial", tenho recebido informações muito interessantes, que ajudam a suprir minha necessidade por matérias, estudos e pesquisas da área.

Uma delas foi uma pesquisa apresentada na conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), que aconteceu no início do mês (foi pra esse congresso que meu médico viajou, inclusive) em Helsinque.

Os pesquisadores acompanharam cerca de 20 mil mulheres dinamarquesas passando por tratamento de fertilidade, incluindo fertilização in vitro e inseminação intrauterina. E concluíram que mais de 50% deram à luz até dois anos após o começo do tratamento. Em três anos, 65% das mulheres tiveram filhos, percentual que aumenta para 71% dentro de cinco anos.

Os estudos mostram também que a taxa de sucesso de gravidez está totalmente ligada à idade da mulher. Enquanto 80% de mulheres com menos de 35 anos tiveram filhos dentro de cinco anos, o percentual para aquelas com idades entre 35 e 40 foi de 60%. Já entre as mulheres acima dos 40 anos, apenas 26% tiveram filhos em cinco anos após o início dos tratamentos.

Do total das mulheres acompanhadas em cinco anos, 57% engravidaram em função de tratamentos, enquanto 14% conceberam naturalmente, o que indica que alguns casais apenas precisam de um pouco mais de tempo que a média para conseguir uma gravidez natural.

Segundo os pesquisadores, esse resultado vai permitir aos médicos traçar um prognóstico mais real das chances de um casal ter um bebê. Segundo Sara Malchau, autora da pesquisa do Hospital Universitário de Copenhague, "passar por um tratamento de fertilidade pode ser como um passar por um labirinto para os casais, por isso é importante que eles tenham informações sobre os possíveis resultados no longo prazo".

Ela também diz que a pesquisa reforça a importância da idade da mulher para o tratamento de fertilidade: "A mensagem é: não espere demais".

O link para a matéria, publicada no The Guardian, está aqui (em inglês).

Vale ressaltar que o estudo foi conduzido na Dinamarca, um país onde há muito mais apoio do estado aos tratamentos de fertilidade. Nem sei direito como funciona lá, mas já ouvi falar que o governo paga todos os procedimentos, quantos forem necessários. Se alguém souber mais e puder compartilhar, adoraria saber. De todo modo, me parece uma pesquisa válida pelo número expressivo de mulheres acompanhadas.

Há dois percentuais que me animam um pouco: o de que 71% das mulheres engravidam em cinco anos e de que 80% das mulheres com menos de 35 anos tiveram filhos nesse período. Ou seja: aos 33 anos e tentando há quase quatro anos, com quatro FIVs frustradas no currículo, ainda posso acreditar nas minhas chances. Tem também a informação de que 14% engravidaram naturalmente nesse período, o que alimenta uma pontinha de esperança, mas é só uma pontinha...

E se tem uma coisa pela qual sou grata é à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias médicas, que permitem coisas incríveis e que estão ajudando tantas mulheres em todo o mundo a serem mães. Por isso nem estou reclamando muito por meu médico ainda não ter dado sinal de vida depois de voltar do congresso. Fico feliz pela oportunidade de ser acompanhada por um especialista que está se atualizando junto a um time de pessoas de vários países empenhadas em estudar a reprodução humana. Espero até o fim dessa semana voltar com novidades sobre meu próximo tratamento. A menstruação está prevista para sexta ou sábado.

Para quem quiser ler mais sobre o tema infertilidade, o blog da ESHRE tem alguns artigos muito interessantes (em inglês).

10 comentários:

  1. Vendo sua história aqui do lado --->
    eu diria que você ainda tem mais 2 anos de esperança, não? Isso porque são 5 anos de tratamento, e você só começou a investigar a partir de agosto de 2013.
    Óbvio que eu espero que seu positivo venha o quanto antes, mas achei importante destacar isso.
    ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Mas eu também espero muito que não precise esperar mais dois anos. Bjo!

      Excluir
  2. Opa... importante é isso, manter as esperanças... Não sei se ajuda, mas minha mãe demorou 5 anos para conseguir engravidar de mim e mais 5 anos para engravidar do meu irmão... mas deu certo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei essa postagem. Bom saber disso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tb adorei sua postagem. Gostei de saber.
    Beijos
    Ptt(Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para nos ajudar a manter as esperanças! Bjs

      Excluir
    2. Nosso momento está chegando... Tenho fé! Vamos conseguir o nosso positivo muito antes desse tempo.
      Ptt(Fiv-Amadurecimento da Alma)
      http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

      Excluir
  5. Que boa noticia, hein??? Bom saber!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir